sábado, 3 de setembro de 2011

Resumo da Viagem - meta atingida !

Vamos tentar resumir a viagem. Minha missão era fazer um curso de inglês, aproveitar ao máximo falando inglês e é claro conviver com uma cultura diferente.

O curso de inglês: Foi muito bom, a única coisa é que eu esperava um teste individual de inglês e não um teste numa sala com 200 pessoas rss... Acho que o esquema, da escola Kaplan, de testar todos ao mesmo tempo poderia ser diferente. Esta crítica eu fiz para eles no final do curso. O Curso foi legal, pois tirou minha vergonha de falar Inglês, eu achava que eu não tinha vergonha, mas quando agente cai no país onde tem que falar de qualquer jeito agente acaba travando um pouco. Isto valeu para perder o medo. Outro item muito importante é que eu o tempo todo falava com pessoas de outros países e isso é fantástico, é muito bom mesmo.. sem palavras.. com o tempo eu tava falando e entendendo todo tipo de sotaque e é muito louco isso. Outro ponto importante é que tínhamos trabalhos em grupos e apresentações na sala de aula, então imagine agente falando inglês e todos na sala (sotaques e linguas diferentes) tendo que entender kkk.
Eu recomendo este tipo de curso em escola americana é show de bola, mas somente se for pelo menos 3 semanas, menos que isso não vale a pena.

Moradia – durante período do curso:  Com relação a ficar em uma casa de família, minha experiência também foi completa. Algumas coisas eu não gostei, exemplo: não tinha só eu na casa, tinha sempre no mínimo mais 2 pessoas de outros países. E as regras de horários de café e jantar não eram muito claras e as vezes eu chegava e não tinha jantar, mas isso eu também reclamei na escola no final do curso. Um item legal é que você tem a chance de acompanhar a convivência no dia a dia com uma família americana, mas desde que ela ( a família) tenha interesse em ajudar você a falar e melhorar o seu idioma, caso contrário não vale a pena, mas isso não tem como prever. No meu caso eu não faria isso, ou seja, optaria em ficar em residência estudantil e não mais em casa de família. Mas minhas experiências podem ter sido diferentes, pois é complicada a família se interagir com uma pessoa mais velha. Acho que se você tem até 23 anos é legal uma casa de família, mas se é mais velho acho melhor ir pra residência estudantil, que na verdade é 200 $ mais caro e acho que valeria a pena.

Sem vergonha de sair falando: Este item é muito e muito importante, eu vi pessoas que foram para New York em grupos, na minha sala tinha coreanos, japoneses, italianos e espanhóis que foram em grupos, com isso na hora que acaba as aulas eles saiam falando sua língua natal e sempre saia em grupos para conhecer a cidade, desta forma o falar em inglês ficava limitado ao período de curso, pois nem todos falavam inglês durante caminhada pela cidade. No meu caso foi bem interessante, pois mesmo encontrando brasileiros eu fazia questão de sair sozinho e desta forma eu tinha que me virar e quando tinha dúvidas eu perguntava para alguém na rua e nos estabelecimentos. As vezes encontrava alguém que não ajudava, mas era só falar que estava estudando inglês ou que eu era brasileiro que as portas se abriam, é fantástico como eles gostam dos brasileiros, mas no geral eu achei todos muito educados, não tive problema algum com comunicação. Aumentou muito meu vocabulário e principalmente perdi totalmente a vergonha de me expressar em inglês.

Resultado do aprendizado em Inglês: Excelente, meu curso foi de 18 meses e confesso que não me empenhei muito na parte de fazer exercícios em casa, durante período aqui na escola ECC, durante o curso eu programei minha viagem para New York e imaginava que quando fizessem o teste comigo eu estaria no básico, que na Kaplan (New York) seria o Inglês Elementar, mas foi o contrário pois o teste se baseia em entendimento e escrita, neste caso peguei uma nota muito boa e fiquei como Inglês Intermediário, que seria praticamente 3 níveis acima do básico. O próximo nível seria Inglês High Intermediate, eu poderia fazer o teste no final do curso para saber se eu passaria pra este novo nível, mas fiquei de boa, afinal já estava em um nível muito bom e como tenho a consciência que não era muito aplicado aqui no Brasil, na parte de lição de casa, não fiz questão de fazer.  Se você fizer o curso de 18 meses da forma certinho aqui no Brasil, na ECC, com certeza você irá pegar um nível High Intermediate.

Nível Intermediário, na escola Kaplan: Pra vocês entenderam melhor o que é este nível vou tentar explicar alguns itens que fazíamos na sala de aula:
            1º. Nunca se irá falar sua língua natal;
            2º. Existem matérias somente para relembrar, tipo: Tempos verbais: Passado Simples, Presente Perfeito, Presente Perfeito Progressivo e Phrasal Verbs, mas somente como revisão;
            3º. Você é obrigado a interagir com os outros alunos, todas as aulas têm trabalhos em grupos;
            4º. Você tem pesquisas para fazer fora das aulas e levar no outro dia e o mais legal, você terá que explicar pra todos ou defender o seu tema na frente da galera;
            5º. Se você quiser ajuda, pedir informações sobre qualquer coisa terá que falar em inglês;
            6º. Você pode levar um dicionário, mas leve de preferência inglês para inglês;
            7º. Minha dica é levar um smartphone com tradutor, no meu caso eu usava o Google Tradutor, me ajudou em vários casos, pois nele você consegue escutar até a pronuncia das palavras, mas lembre na hora do fogo cruzado na sala de aula, você terá que fazer de tudo, com gestos, para se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário